Primeira aula com os computadores

20 06 2008

Demorou, mas, finalmente, no dia 6 de junho, o Chagas pôde descer até a secretaria pra buscar os computadores pra turma:

Naquela sexta, os alunos puderam explorar um pouco da interface do EeePC tirando fotos, fazendo pequenos vídeos e testando o processador de textos do Open Office. Apesar de só terem tido contato com o Windows e o Office até aquele dia, acharam tudo “muito simples de fuçar”, como disse um deles.

Assim que pegaram as máquinas, alguns abriram rapidamente e sairam usando. Outros, mais ressabiados, preferiam perguntar: “posso abrir, professora?”, ou “onde ele liga?” Sugeri que tentassem sem a preocupação de quebrar ou estragar nada. Falei o quanto a maquininha é resistente e que apertar um botão supostamente errado não traria nenhum problema. Eles aceitaram e, rapidamente, abriam janela depois de janela, concentradíssimos no que descobriam. Só ouvi uns dois “PROFESSORA!”, e mesmo quem chamava não tirou os olhos da tela.

Os programas ainda estavam em inglês, mas nenhum deles reclamou. Somente os acentos, ainda não configurados pra nossa língua, causaram desconforto. Combinamos que escreveriam sem acentos, eu cuidaria do problema durante a semana, e na aula seguinte corrigiríamos os textos. E assim cada um escreveu o primeiro post do blog que ainda não existia. Já havíamos combinado previamente que os blogs seriam criados na segunda aula com os computadores. Que na primeira, explorariam o novo brinquedo e produziriam os primeiros textos a serem publicados.

Gravei pequenos depoimentos em vídeo que logo coloco aqui. Todos falaram um pouco da experiência daquele dia. Me chamou a atenção o que um dos alunos mais bem avaliados da turma choramingou: “Poxa, professora… Se eu soubesse que era tão legal e que os computadores ficariam no módulo 2, eu teria repetido, não iria pro módulo 3. Agora já fiz todas as provas…” A turma riu e concordou. Senti um aperto. Eles só teriam mais uma aula esse semestre. Dia 13 de junho terminamos. Mas o processo pra chegada dos computadores demorou. A opção era começar o projeto com a turma do próximo semestre. E eles não teriam nenhuma aula. Todos concordaram que foi melhor assim. E prometeram atualizar os blog da midiateca, de lan-houses e telecentros.

O módulo 2 do primeiro semestre de 2008 recebeu um pequeno convite de mergulhar no virtual, de publicar na rede o que produz, em vez de só consumir a produção de outros. Parece que gostaram do convite. Tomara que compareçam fora da sala de aula.

Anúncios

Acções

Information

6 responses

21 06 2008
efeefe

ei, Bianca!

Fantástico, hein? Fiquei curioso pelos vídeos 😉

22 06 2008
Dani Dias

Um projeto muito bacana. Gostei de conhecê-lo. E parabéns pelo blog e pela iniciativa de todos vocês que cuidam da educação das pessoas =).

22 06 2008
Bianca

Olha que elogio vindo de você tem mais valor 😉
Obrigada, Felipe!
Até o final da semana subo os vídeos.
Vi em algum lugar que você vem pro Brasil logo. Se estiver aqui em agosto, topa ir até a escola falar com eles? Seria MUITO bacana!
beijo grande

22 06 2008
Bianca

Oi, Dani!
Muito obrigada 🙂
beijinhos

26 06 2008
efeefe

opa
tô voltando em duas semanas. não fico muito em sampa, mas se aparecer por aí em agosto, topo, claro.

27 06 2008
Bianca

Ótimo! Depois me fala as datas, por favor, que já programo na escola! Eba 🙂
beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: