Reuniões

REUNIÃO GERAL – 23/2/2008

(desculpem a falta de acentos. O teclado do Eee PC ainda nao esta configurado)

A primeira reuniao geral de volunt’arios do Ilha come’ca agora, 10h08. A Jussara inicia falando sobre a alta taxa de evasao. Cinquenta e sete por cento dos alunos do m’odulo 2 debandaram no semestre passado.H’a problemas pessoais nisso e, apesar de nao ser nosso papel, podemos ajudar em alguns deles. Nao pagamos condu’cao para alunos, por exemplo, mas se ha um problema pontual, o Ilha pode ajudar por um semestre.Essa semana a Mara come’ca a telefonar para os alunos que t^em faltado muito.      

Alguns dados sobre nossos alunos foi registrado:- sessenta e um por cento das alunas do semestre sao mulheres e setenta por cento dos alunos v^em do nordeste.;- a maioria frequentou a escola na infancia e 59% ja frequentaram outro EJA.A Sheila tem outros n’umeros que podem ser ‘uteis pra gente. ‘E s’o pedir pra ela.

Jussara continua: ” a avalia’cao dos alunos deve ser feita ao longo do semestre, nao necessariamente na semana de provas. A m’edia do aluno tem que ser formada por mais de uma nota. Nao so por uma prova final”.        

Coloco as outras questoes discutidas em topicos:

– ‘E importante reportar os problemas dos alunos para a coordena’cao de area e acompanhamento pedagogico o tepo todo, nao esperar o conselho de classe.- Sugestoes de reclassifica’cao de alunos novos precisam ser enviadas logo. Quem quiser, pode ver os testes de entrada dos alunos.      

– O tema avalia’cao engloba avalia’cao do aluno, do professor, do conteudo programatico. Hoje, o tema ‘e a avalia’cao do contudo pogramatico. A proposta e partir da pratica do Ilha.

– A Bel falou da escolha da metodologia por g^eneros textuais e como essa escolha se encaminhou.      

– Mostrou as publica’coes desde 2004. 

– A Jussara ressalta o papel da avaliacao de cada um dos processos para as mudan’cas dos generos e das publica’coes.       

– O Mario conta como o curso de dan’ca, que era optativo, chegou ao formato de Artes Integradas hoje. Da aula de dan’ca, “em que o aluno que tinha carregado peso o dia todo nao tava a fim de ocupar os espa’cos vazios da sala” , chegaram a uma proposta de ates c^enicas que incorporava diversas manifesta’coes artisticas (m’usica, dan’ca, teatro etc).

Das avalia’coes entre os professores, coordena’cao e alunos nasceu a disciplina no formato de hoje:      

* desenho

*m’usica

*teatro      

*fotografia

*cinema.  

– Talvez o estudo do meio seja em uma tribo indigena em Parelheiros. Cada professor deve incorporar a experiencia `a disciplina.  

– Pode ser interessante a troca de programas e uma conversa mais intensa entre os professores do mesmo m’odulo. Um criterio unico de corre’cao est’a sendo pensado. E a Bel convidou todo o grupo a utilizar esse blog 🙂 – Uma proposta ‘e utilizar o portal da Escola Vera Cruz. O grupo de matem’atica vai come’car nesse semestre e relatar a experiencia.- Uma lista com todos os e-mails de volunt’arios ser’a enviada a todos.`As 12h05 fechamos o encontro. 

 

REUNIÃO DE PROFESSORES 9/4/08 – Andréa, Ana Paula, Bel, Elaine, Melissa

Decidimos que os professores que não participarão da comissão podem corrigir o texto dos alunos. Bel e Melissa contarão com Bianca e Martha para ler poemas, contos e crônicas do m2 e m4.

Bel colocará um post sobre as características da crônica e exemplos de crônicas.

Luciana ficou de ver se o diretor ou um ator da peça Borandá poderia ser entrevistado no Ilha. Lygia F. Telles não virá e Martha Góes poderá vir. Andréa vai falar com um amigo que é editor da revista Bravo.

M. Alice ficou de nos passar um texto para subsidiar o estudo de meio.

Estudo de Meio: começaremos com a formação da língua portuguesa e situaremos as palavras de origem tupi que estão presentes na língua até hoje. Temos como material o tronco tupi e os textos que a Denérida enviou. Faltam contos guaranis!!!

Fizemos a seleção das competências para o módulo 1, 2 e 4 – faltam os módulos 3 e 5. Bel vai enviar por e-mail quadro das competências.

Sugestões para perfil de alunos: profissão / por que voltou a estudar? / há quanto tempo mora em São Paulo? / o que gostaria de aprender no Ilha? / o que faz quando não está trabalhando?

REUNIÃO DE PROFESSORES 23/4/08 – Andréa, Ana Paula, Bel, Bia, Melissa

Conversamos sobre a entrevista de Marta Góes. Decidimos não exibir o filme “O Passado”, pois é falado em espanhol. Vamos fazer a preparação para a entrevista na aula de quarta [que dispõe de 2 horas] com o material que já foi enviado por e-mail. O objetivo é que cada aluno prepare duas perguntas para fazer no dia. É importante explicar que, ao pegar o microfone para fazer a pergunta, o aluno deve antes falar seu nome e módulo. Durante a entrevista pode ocorrer de o aluno ter curiosidade para fazer perguntas que não tinha planejado, não podemos esquecer de dizer que ele tem liberdade para fazer quantas perguntas quiser.

DATAS IMPORTANTES:

30/5, 21h30 – encerramento das inscrições para o concurso literário

7/5, 19h – entrevista com a jornalista e dramaturga Marta Góes

10/5 – seleção dos textos do concurso

12/5 – divulgação dos vencedores do concurso [pedir arquivos ou digitar textos para a revista]

14/5 – preparação para o estudo de meio: origem da língua portuguesa [ver no site do museu da língua portuguesa http://www.estacaodaluz.org.br/- história da língua]/palavras em tupi antigo que permanecem na língua portuguesa/diversidade de línguas faladas no país atualmente, entre elas as indígenas/tronco tupi – situar o guarani/contos guaranis

14/5 – entrega da transcrição da entrevista para Andréa, que fará a edição / identificação dos temas dos textos dos alunos – enviar lista para Bel

16/5 – último dia para revisão do texto que será publicado na revista 

18/5 [domingo] – estudo do meio – encontro no Ilha às 9h – retorno previsto para 16h [levar lanche e bebida]

19/5 – último dia para envio das produções dos alunos que entrarão na revista Vozes do Ilha para Bel.

 

REUNIÃO DE PROFESSORES 28/5/08 – Bel, Elenir, M.Alice, Melissa

Conversamos sobre a participação de professores nas reuniões, acertamos que as decisões tomadas pelos que estão na reunião valem para todo o grupo, que será comunicado nesta área do blog.

A revista foi fechada, os últimos textos a chegar e a serem digitados foram os dos alunos do EF selecionados para o concurso. Vamos ter que pensar em uma maneira de obter os textos digitados com mais antecedência para não atrasar a produção da revista.

Precisamos pensar na Noite de Autógrafos até 2/6 para prepará-la com os alunos nas duas últimas aulas. Tem um post com idéias iniciais para ser comentado e receber sugestões.

Andréa do m5 está coordenando o projeto editorial da revista Vozes do Ilha. Um questionário vai ser enviado por e-mail para conhecer o ponto de vista dos professores. Os alunos também serão consultados por meio de outro questionário impresso, a ser feito com eles no dia 4 ou 11/6, pelos professores de quarta. Em 30/7, Andréa apresentará uma proposta para o projeto na reunião do grupo de português.

O objetivo é organizar a publicação e o processo de produção para que todos possam participar.

Em função das futuras mudanças no projeto do Ilha, o programa de língua portuguesa vai ter uma versão provisória, com a adaptação dos gêneros e a inserção de conteúdos de estrutura e reflexão sobre a linguagem, a ser apresentada em 28/7, após a reunião geral de voluntários.

REUNIÃO DE PROFESSORES 4/6/08 – Bel, Elenir, M.Alice, Melissa, Andréa, Bia

Conversamos sobre a Noite de Autógrafos: M. Alice disse que os alunos do m5 gostam do palco e da entrega das revistas individualmente, chamando o aluno pelo microfone. Então, o palco volta ao cenário.

Decidimos manter o formato: cada módulo apresenta um texto de um aluno que foi publicado na revista e uma apresentação sobre o trabalho realizado no semestre  – os alunos votam para escolher o texto e redigem a apresentação coletivamente. A leitura pode ser feita pelo autor do texto ou por um colega e apresentação pode ser feita por um aluno ou por um grupo de alunos. Vejam se os seus alunos querem escolher a música para a ocasião.

Faremos um convite aos alunos para trazerem objetos ou fotos ligados a cultura da sua cidade, idéia da Elenir que vamos expandir para todos os módulos.

M. Alice fará a trilha sonora e Melissa uma apresentação com as fotos dos alunos e ligadas aos temas dos seus textos.

Haverá também um painel com os textos não selecionados no concurso. Tentarei com a Jussara um apoio para comes e bebes juninos – se não rolar, no dia 11 vamos dividir entre os alunos: cada módulo trará 2 pratos e 6 PETs de refrigerante.

ROTEIRO:

Abertura: fala sobre o tema cultura –  professores

Entrega das revistas [3] aos 16 autores selecionados no Concurso Literário – convite à leitura dos textos no painel – Bel

Apresentação da Alfabetização 1 – Mara

Apresentação da Alfabetização 2 – Renata

Módulo 1 – Elenir, Bia, Edilson, Luciana

Módulo 2 – Melissa, Gabriel, Bianca, Claudia [ver blog no telão]

Módulo 3 – Ana Paula, Alexsandra, Denérida

Módulo 4 – Bel, Martha

Módulo 5 – M. Alice, Andréa, Martha

Encerramento – Autógrafos e Lanche – convite à leitura dos textos no painel – convite a escreverem posts no blog Portuguesilha e nos blogs dos alunos

Jussara perguntou se no dia 11, próxima quarta podemos dar aula de 19h às 20h30, pois os alunos vão ao teatro. A maioria pode, só não consegui falar com a Ana Paula. Aproveitaremos para antecipar a reunião de fechamento do semestre para esse dia, das 20h30 às 22h.

 

 

 

One response

6 06 2008
Maria Alice

Então, mãos à obra!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: